Arnaldo Danemberg Antiquário celebra 40 anos com o livro ‘Vida de Antiquário’

Coroando sua trajetória, livros em dois volumes ilustram e narram sua jornada

Foto: Divulgação

Reconhecido no Brasil e no exterior como a maior autoridade em mobiliário histórico brasileiro, além de professor e pesquisador, a perícia de Arnaldo Danemberg já chancelou peças em museus nacionais e promoveu diversos cursos profissionalizantes no país e internacionalmente. Neste ano, 2021, o antiquário completa 40 anos de seu trabalho e oportunamente lança um livro em dois volumes autorais que consolidam sua carreira, que está disponível no CJ Fashion.com.

Na Europa, a bordo de um caminhão, o antiquário viajante percorre vilarejos, casas de leilões e feiras diversas em busca de itens raros. Esse olhar atento e preciso aliado ao seu conhecimento o levam a garimpar todo o mobiliário europeu, o qual traz ao Brasil, onde é restaurado em sua oficina localizada no Rio de Janeiro. Levado por seu pai a esse mundo, herdou dele a profissão e hoje celebra uma vida dedicada ao antiquariato.

Foto: Divulgação

“Explorador da terra incógnita e cheia de armadilhas das salas de leilões, Danemberg nos leva para longe de nossas fronteiras, oferecendo o sentimento maravilhoso da descoberta do passado, num único objeto” relata sua amiga e historiadora Mary Del Priore no Prefácio do livro O Viajante.

Finalizado em 2020, o lançamento do livro “Vida de Antiquário”, composto por dois volumes (O Viajante e O Antiquário), foi adiado por conta da pandemia e, por uma ironia, ou capricho, do destino, culminou com a celebração profissional dos 40 anos de Danemberg.

O Viajante, primeiro volume, é composto por crônicas, escritas por Arnaldo, sobre passagens memoráveis de sua vasta carreira. Enriquecidas por detalhes, a sensação é de estar em cada local descrito – uma verdadeira viagem sem sair de casa. Já O Antiquário, segundo volume, é uma retrospectiva ilustrada de seu trabalho, parceria com arquitetos e curadorias institucionais presentes em sua caminhada. O livro possui projeto editorial de Clarissa Schneider.

Foto: Divulgação

Sua simbiose com os móveis e sua paixão pelo antiquariato tornam-se evidentes em seu texto: “Escuto toda a sorte de sentimentos – esperanças, disputas, alegrias e conversas frugais – escuto dos móveis tudo o que se cala ou se abafa na superfície dos homens. ” Conta Arnaldo Danemberg. Segundo a historiadora Mary Del Priore, Vida de Antiquário é “Um dos mais belos livros feitos no Brasil nos últimos anos”.

O livro está disponível para compra no e-commerce CJFashion.com.

Mais vistos

O melhor da gastronomia em apenas 1 clique

Leia Mais

SPA Cidade Jardim

Leia Mais

Compre e Ganhe CJ Fashion

Leia Mais

Faça o bolo de cenoura de Isabella Suplicy

Leia Mais