Foto: Divulgação/@campo_collection

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), até 2030, a população mundial terá atingido a marca de nove bilhões de pessoas. Assim, é cada vez mais difícil para a natureza suprir todas as nossas necessidades, já que seus recursos não são renováveis. Como resultado, os consumidores estão mais preocupados com a preservação ambiental.

Em resposta à tendência, nos últimos anos as marcas procuram transformar suas práticas de negócios e modelos de operação para diminuir o impacto de suas produções no meio ambiente, já que a produção em massa de roupas é uma das responsáveis pelo uso desenfreadode recursos naturais,. Nesta nova onda ambiental, diversas grifes já passam a adotar o selo de “marcas sustentáveis” como principal característica.

O que significa “moda sustentável”?

A moda sustentável é uma filosofia e movimento que promove a responsabilidade com o meio ambiente e com a sociedade em todos os processos de se vestir. Desde a concepção e design, passando pela produção, venda, uso e descarte, a sustentabilidade considera o impacto da peça na natureza, na economia e na sociedade.

Ações de uma marca sustentável vão desde o uso de materiais recicláveis para produzir novas peças, incentivo ao upcycling e/ou um compromisso com uma equipe diversa e plural. Abaixo, reunimos seus marcas que praticam a sustentabilidade, que você encontra no CJFashion.

Campo Collection

A Campo foi desenvolvida em 2019, com uma coleção de sleepwear de viés sustentável, projetada para ser confortável e apropriada para o dia todo. A coleção minimalista foi cuidadosamente elaborada para serem usadas além da hora de dormir. São pensadas para viver e descansar com elegância casual. Praticante do “slow fashion”, o tecido da Campo é de origem ética, e todas as roupas são produzidas de forma consciente apoiando artesãs brasileiras.

Campo Collection
Comprar

Campo Collection
Comprar

Vert

Fundada pelos amigos de infância François-Ghislain Morillion e Sébastien Kopp, a Vert nasce da paixão pela cultura sneaker e pela vontade de criar uma marca que transmita valor em sua concepção, com peças atemporais e design urbano e minimalista. Para produzir as peças, a marca utiliza algodão, borracha e couro orgânicos, além de trabalhar diretamente com os agricultores das matérias-primas. Além disso, a Vert acompanha a fábrica de onde saem os produtos, e todos trabalhadores têm direitos garantidos pela lei.

VERT
Comprar

VERT
Comprar

Mother of Pearl

Com design e estampas bem-humoradas, a Mother of Pearl traz o luxo disfarçado de casual e celebra a individualidade e autenticidade. A produção com consciência ambiental mantém atenção na procedência das matérias-primas utilizada: sempre que possível, as peças são produzidas com tecidos orgânicos e naturais. A empresa também exige trabalhar com empresas de fornecedores que respeitam a ética trabalhistas e que paguem salários justos aos funcionários.

Mother of Pearl
Comprar

Mother of Pearl
Comprar

Matilda

Na época em que a moda acima do ombro está mais em evidencia do que nunca, a Matilda oferece acessórios de cabeça, de turbantes a tiaras superespeciais, além de serem 100% artesanais, com produção sustentável e “slow fashion”. As peças da Matilda oferecem um update instantâneo ao visual, dando um ar divertido e arrasador a qualquer look, dos mais trabalhados aos mais básicos, e são a solução perfeita para o “bad hair day”.

Matilda
Comprar

Matilda
Comprar

Fjällräven

Com o objetivo de oferecer funcionalidade, durabilidade e atemporalidade com suas mochilas icônicas, a Fjällräven possui uma produção sustentável, com tecnologia livre de fluorocarbonos. Além disso, a marca conta com a tecnologia Spindye, que reduz radicalmente a quantidade de água, energia e produtos químicos utilizados no tingimento, além de dispensar PCV (plásticos) e diminuir cada vez mais o uso de PFCs, que são substâncias químicas altamente tóxicas de materiais impermeáveis.

Fjallräven
Comprar

Fjallräven
Comprar

Tepo

A Tepo, marca de peças atemporais para mulheres contemporâneas e com estética minimalista, possui um grande compromisso socioambiental: alto critério na escolha de fornecedores, parceiros e matéria-prima, a marca utiliza fibras naturais, recicladas ou biodegradáveis na produção. Como forma de mostrar o engajamento e compromisso social, a marca destina 2% de todo o faturamento para ONG’s selecionadas.

TEPO
Comprar

TEPO
Comprar