Por Igor Zahir | Foto: Pixabay

Quem passeia pelo nosso market place já observou que alguns produtos das editoras Gestalten e Assouline são descritos como “livros para querer morar dentro”. Não é exagero: completas obras de arte visuais, os títulos a seguir são daquele tipo para ler sem pressa, apreciar cada página, e, apesar de não poder “residir” neles, se sentir teletransportado para perto das mais belas referências estéticas:

Em “Alaia: Livre de Collection”, sentimos toda a emoção, cores, tecidos e formas necessárias para se fazer um desfile de moda, através de uma visão intensa e criativa do universo da moda. Para quem não resiste à beleza da natureza e as aventuras do esporte em climas frios, “Below Zero” é “a obra” para se ter na mesinha de cabeceira. Já para os profissionais de mídia, “Visual Journalism” retrata como o mundo dos infográficos continua a evoluir à medida que informa tendências de dados e gráficos. Uma revolução visual mostra as inúmeras possibilidades de comunicação não-verbal.

Os foodies de plantão também têm alguns títulos só para eles: “Stay for Breakfest” mostra diferentes rituais matinais e como cada um é rico em detalhes, além de apresentar ideias sobre o tema. Em “Jean Paul-Hevin” o leitor mergulha profundamente no coração do chocolate por meio de ilustrações, receitas e histórias, evocando o aroma rico das principais chocolaterias de Hevin, francês famoso mundialmente por suas delícias. E com o slogan “sem mais desculpas: sua vida balanceada está aqui”, o livro “Food & Life” traz explicações sobre os valores nutricionais de frutas, vegetais, grãos e carnes e seus efeitos no aspecto físico e mental no organismo; além de receitas balanceadas, acompanhadas de belas imagens instrutivas.

Foto do livro “Guy Bordin: Image Maker”, divulgação.

Como é de praxe nas publicações da Assouline, as referências de arte são primorosas. No livro “Guy Bourdin: Image Maker” vemos o trabalho do fotógrafo em várias publicações, tanto icônicas quanto as menos conhecidas pelo público, mostrando como Bourdin mudou o conceito de fotografia de moda. Já a obra “Giocobetti” mostra todo o processo artístico de captura de imagens e vídeos nas fotografias de Francis Giocobetti, enquanto em “Donald: The Book” é revelada a monografia de Donald Robertson, contando mais sobre suas obras e todo o trabalho criado especialmente para esse título. Para finalizar, o livro “The Light of Istanbul” faz parte da série da Assouline com fotografias evocativas em preto e branco da bela cidade na Turquia, feitas pelo fotógrafo Jean-Michel Berts.