Foto: Divulgação

Maria Alice Solimene
sempre gostou de cozinhar para os amigos, mas, depois de uma viagem à Itália em busca de suas origens, veio a ideia para o novo negócio. Ela adaptou a receita do cuscuz paulista de sua mãe (tirou a sardinha e as ervilhas e manteve apenas o camarão e o palmito) e começou a mandar de presente para os amigos experimentarem. “Depois criei outras versões do cuscuz: de bacalhau, de frango caipira e até um vegetariano de berinjela, que não existia em nenhum livro de receita”, conta.

Aprenda a fazer em casa duas das suas receitas preferidas:


Foto: Divulgação

CUSCUZ DE FRANGO CAIPIRA

Ingredientes
• 2 ovos cozidos em rodelas, 1 xícara de óleo de girassol, 200 gramas de cebola ralada, 400 gramas de tomate pelado, 400 gramas de lascas de frango de panela, 250 gramas de palmito picado, 1 colher de café de pimenta-do-reino branca, 1 colher de café de colorau, 1 colher de café de pimenta calabresa, 1 colher de café de páprica, 1 colher de sopa de sal, 3 xícaras de caldo de frango, 2 colheres de sopa de salsinha, 1 colher de chá de molho de pimenta-de-cheiro, 210 gramas de farinha de milho amarela e 100 gramas de farinha de mandioca crua.

Preparo
• Enfeite a fôrma com os ovos cozidos e reserve. Aqueça o óleo e junte a cebola até amolecer. Junte os tomates e refogue por 10 minutos, mexendo sempre. Acrescente o frango, o palmito, os temperos, o sal e o caldo de frango e deixe ferver por 1 minuto. Junte a salsinha e as farinhas previamente misturadas e mexa com um fio de azeite por 2 minutos. Desligue o fogo e transfira o cuscuz para a fôrma enfeitada. Aguarde 15 minutos e sirva.

 

BACALHAU À BRAZ

Ingredientes
• 350 gramas de cebola branca cortada em meia-lua, 4 colheres de sopa de azeite extravirgem, 540 gramas de bacalhau limpo em lascas, 85 gramas de batata palha, 90 gramas de azeitonas portuguesas, 2 colheres de sopa de salsinha (30 g), 2 colheres de sopa de cebolinha (20 g), 2 ovos batidos com pimenta-do-reino e 125 ml de creme de leite.

Preparo
Aqueça o azeite. Amoleça a cebola e deixe dourar. Junte o bacalhau e deixe dourar sem mexer. Quando o peixe já estiver dourado, dê uma leve mexida com cuidado para não o desfiar. Acrescente batata palha e mexa novamente com cuidado. Misture as azeitonas, a salsinha e a cebolinha. Desligue e misture os ovos batidos, o creme de leite, a pimenta-do-reino e o sal.