Foto: Pixabay

Sempre que se fala em vinhos para acompanhar pratos doces, boa parte dos apreciadores associa logo ao vinho do porto. Pensando nisso, separamos algumas opções da World Wine que vão do clássico ao inusitado para inovar neste fim de ano:

Rossetti Vin Santo del Chianti “Il Nostro” DOC
Clássico vinho doce elaborado na região de Chianti, é ideal para tomar ao final da refeição ou acompanhando frutas secas, queijos azuis e os tradicionais biscoitos cantucci, com quem faz um par perfeito.

Moscato d’Asti “La Rosa Selvatica” DOCG 2018
Fresco e agradável, os Moscatos d’Asti são ótimos vinhos de sobremesa, com presença de leve perlage, típico deste piemontês. Com aromas de frutas brancas frescas, notas florais e cítricas, é ideal para acompanhar panetones ou sobremesas à base de frutas, como torta de maçã.

Colección Vivanco 4 Varietales Dulce de Invierno
Outro bom acompanhamento para panetones é este criado a partir das 4 uvas tintas mais tradicionais de Rioja. Um vinho tinto e doce que encanta por suas notas de frutas maduras e toques de damasco.

Porto Krohn Senador Tawny
De cor e sabor intensos, e aroma de frutas vermelhas maduras, este vinho é feito com algumas das principais castas portuguesas e passa de quatro a seis anos em barricas de carvalho francês, o que lhe confere belo toque defumado. Sedoso e levemente doce, harmoniza com aquela rabanada que é de praxe neste período natalino.

Krohn Porto Colheita 2007
Por falar em rabanada, outro que combina perfeitamente é este elaborado com vinhos de um único ano envelhecido por, no mínimo, sete anos. Para entender a matemática, a safra foi engarrafada em 2016, ou seja, passou aproximadamente 14 anos em carvalho!